quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Bumba

Resolvi eleger, em cada mês, uma divindade diferente para divulgar a imensa diversidade de crenças existente na humanidade. Existe uma página na internet chamada GodChecker que é muito interessante e que, apesar da linguagem jocosa, é dedicada a tentar catalogar as religiões existentes ou as que já existiram já tendo coletado mais de 2.850 divindades provenientes todos os cantos do mundo, demonstrando a enorme pluraridade de credos no planeta. Inicio a lista com um deus muito interessante da mitologia africana. Apresento-lhes, Bumba!

BUMBA

Também conhecido como MBOMBO, MBONGO

BUMBA: Da tribo dos Bushongo no Congo vem BUMBA, o Deus Criador Africano do Vômito. Sim, vômito.

No início, tudo era trevas. Então, das trevas veio BUMBA, uma figura gigante de pele pálida. Ele não estava se sentindo bem. De fato, não estava se sentindo bem já faziam milhões de anos. Estava sozinho, e a insuportável solidão estava fazendo com que ele ficasse doente.

Atormentado por uma crescente dor de barriga, ele balançava, reclamava e vomitou o Sol. A luz repentina e violentamente jogada no Universo - e ele cuspiu então a Lua. As estrelas vieram logo depois, com um tremendo esforço, ele lançou o planeta Terra. Nós certamente vivemos num mundo muito doente.

Concepção artística da criação de Bumba
Essa configuração nauseante foi trazida para uma conclusão triunfante quando, como um núcleo, ele vomitou nove animais, uma coleção de humanos, e uma pilha de cenouras.

Exausto pelo seu trabalho, ele sentou e observou as nove criaturas multiplicarem-se. Depois de um tempo, elas tinham evoluído em todas as criaturas vivas da Terra. O que vem a mostrar que o Criacionismo e o Evolucionismo estão ambos corretos.

Diferente de uma irritante criatura nomeada TSETSE-BUMBA, todas as suas criaturas eram amigáveis e respeitáveis. Sua solidão acabou e finalmente ele estava contente.

Então os três filhos de BUMBA apareceram. NYONYE-NGANA, CHONGANDA e CHEDI-BUMBA adicionaram os toques finais e logo o mundo estava completo. BUMBA falou gentilmente às suas criaturas humanas antes de ascender aos Céus, para nunca mais ser visto novamente. Até onde nós sabemos, seu estômago nunca mais sentiu problemas desde então.

Dados Gerais:
Área ou povo: povo Bushongo do Congo
Localização: África
Gênero: Masculino
Categoria: Divindade
Nomes alternativos: MBOMBO, MBONGO