quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Monstro de Espaguete Voador

A divindade desse mês é o mundialmente famoso Monstro de Espaguete Voador (Flying Spaghetti Monster, ou simplesmente FSM). A sua igreja (Church of the Flying Spaghetti Monster) só recentemente foi conhecida, em 7 de Maio de 2005, quando seus seguidores resolveram expor-se e divulgar finalmente o seu evangelho, apesar de já existirem em segredo há centenas de anos. A decisão de expor a igreja ao mundo foi tomada pelo devoto adorador chamado Bobby Henderson que se viu obrigado a lutar pelo direito de igual tempo de ensino nas salas de aula para a Teoria do Monstro de Espaguete Voador em contraposição à cientificamente comprovada Teoria da Evolução das Espécies. Seus seguidores ficaram preocupados com o fato de que os alunos apenas escutassem uma versão da Teoria do Design Inteligente proposta por fundamentalistas cristãos e escreveram uma carta para o Conselho de Educação do Estado do Kansas nos EUA exigindo que a Teoria do Monstro de Espaguete Voador também tivesse igual direito.

Antes de colocar a carta que foi enviada ao conselho educacional, gostaria de descrever um pouco sobre a divindade, seus seguidores, seus ensinamentos e sua igreja. A divindade é formada por uma maçaroca de espaguete com dois apêndices oculares, duas almôndegas (bolas de carne) e vários apêndices macarrônicos. A crença é que um invisível e indetectável Monstro de Espaguete Voador criou o Universo, começando com uma montanha, algumas árvores e um anão. Seus seguidores são conhecidos como Pastafarianos, que seria um trocadilho com "pasta/macarrão" e "rastafári" devido a aparência do monstro.

Dentro do conjunto de crenças estão incluídas as seguintes: o aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são uma conseqüência direta do declínio no número de piratas desde o século 19; os piratas são "seres divinos absolutos" que são na verdade "exploradores pacíficos e amáveis que espalham a boa sorte" e distribuem doces para as crianças; todas as evidências da evolução foram intencionalmente plantadas pelo Monstro de Espaguete Voador; a divindade testa a fé dos Pastafarianos fazendo as coisas parecerem mais velhas do que elas realmente são (por exemplo, fósseis, rochas, artefatos, medidos por dezenas de métodos de datação, sendo que o Monstro de Espaguete Voador adultera os resultados para iludir os cientistas); o Pastafariano acredita num paraíso que inclui "vulcões de cerveja até onde a vista alcançar" e uma fábrica de strippers; "RAmén" é a conclusão oficial para rezas, certas seções do Evangelho do Monstro de Espaguete Voador, etc. e é uma combinação do termo hebreu "Amém" (também usado no Cristianismo) e Ramen, um tipo de macarrão japonês (Lámen).

Também existem os Oito Mandamentos do Monstro de Espaguete Voador que foram escritos numas pedras sagrada e que foram recebidas por um capitão pirata chamado Moisey. Tais mandamento são conhecidos como Os Oito "Eu realmente preferia que você não tivesse feito". Na verdade, inicialmente eram dez, mas dois deles caíram quando eram carregados de volta até o navio pirata e sobraram apenas oito mesmo. Esses mandamentos orientam os fiéis sobre como tratar as pessoas de outra fé, sobre adoração ao Monstro de Espaguete Voador, sobre conduta sexual e nutrição. Alguns dos "Eu realmente preferia que você não tivesse feito" são os seguintes: (1) "Eu realmente preferia que você não tivesse agido como um devoto hipócrita excessivamente amostrado e cheio da razão quando estiver descrevendo a minha santidade macarrônica. Se alguém não acreditar em mim, está tudo bem. Realmente, eu não sou tão vaidoso. Além do mais, isso não é sobre eles, então não mude de assunto"; (2) "Eu realmente preferia que você não tivesse usado minha existência como meio para oprimir, subjugar, punir, despedaçar, e/ou, você sabe, ser maldoso com os outros. Eu não exijo sacrifícios, e a pureza é para a água que se bebe, não para as pessoas."; (3) "Eu realmente preferia que você não tivesse julgado as pessoas pela sua aparência, como se vestem, o modo com falam, ou, bem, apenas seja gentil, Ok? Ah, e enfie isso na sua cabeça: Mulher = Pessoa. Homem = Pessoa. Ninguém é melhor do que o outro, a menos que estejamos falando sobre moda e sinto muito, mas eu dei isso às mulheres e para alguns caras que sabem a diferença entre as cores Teal e Fuchsia"; (6) "Eu realmente preferia que você não tivesse construído multimilionárias Igrejas, Templos, Mesquitas ou Santuários para a minha santidade macarrônica quando o dinheiro poderia ter sido melhor usado em (faça sua escolha): acabar com a pobreza, curar doenças, viver em paz, amar com paixão e diminuir os custos da tevê a cabo. Eu bem que posso ser um complexo Ser Onisciente Carbohidratado, mas eu aprecio as coisas simples da vida. Eu devo saber. Eu SOU o Criador."; (7) "Eu realmente preferia que você andasse por aí dizendo aos outros que Eu falo com você. Você não é tão interessante. Se toque! E eu disse para você amar os seus companheiros humanos. Você não consegue pegar uma dica?". Para maiores detalhes sobre os outros "Eu realmente preferia que você não tivesse feito", por favor, pesquisem no Evangelho do Monstro de Espaguete Voador.

Atualmente, o Pastafarianismo é uma das religiões que mais cresce em todo o mundo já contando com milhões (talvez milhares) de seguidores fervorosos em diversos países. A Igreja do Monstro de Espaguete Voador é largamente considerada uma religião legítima, até mesmo pelos seus oponentes, que inclusive admitem que o FSM tem "bolas" maiores do que seus respectivos deuses. Alguns afirmam que a Igreja do FSM é puramente um experimento, uma sátira, ilustrando que o Design Inteligente não é ciência, mas pseudociência construída por fundamentalistas cristãos que querem empurrar o Criacionismo dentro da sala de aula. Essas pessoas estão enganadas. A Igreja do FSM é real, totalmente legítima e apoiada pela rígida ciência. Qualquer coisa que aparente ser humor ou sátira é mera coincidência. Agora coloco a carta que evidenciou ao mundo essa antiga crença.

Carta Aberta ao Conselho de Educação do Kansas

Estou escrevendo à vocês com muita preocupação, depois de ter lido suas audiências para decidir se a alternativa Teoria do Design Inteligente deveria ser ensinada juntamente com a Teoria da Evolução. Eu acho que todos podemos concordar que é importante para os estudantes escutarem múltiplos pontos de vista para que assim possam escolher por eles mesmos a teoria que faz mais sentido para eles. Estou preocupado, contudo, que os estudantes somente ouçam uma Teoria do Design Inteligente.

Lembremo-nos que existem múltiplas teorias do Design Inteligente. Eu e muitos outros ao redor do mundo temos a forte crença de que o universo foi criado por um Monstro de Espaguete Voador. Foi Ele quem criou tudo o que vemos e tudo o que sentimos. Nós acreditamos fortemente que toda a incontroversa evidência científica do mundo que aponta em direção a um processo evolucionário não é nada além de uma tremenda coincidência, organizada por Ele.

E é por essa razão que estou lhes escrevendo hoje, para formalmente requerer que essa teoria alternativa seja ensinada nas suas escolas, juntamente com as outras duas teorias. De fato, eu irei tão longe e direi que, se vocês não concordarem em fazer isso, seremos forçados a processa-los com uma ação legal. Tenho certeza que vocês percebem de onde estamos vindo. Se a Teoria do Design Inteligente não é baseada na fé, mas ao invés disso sendo uma outra teoria científica, assim como alegam, então vocês também devem permitir que nossa teoria seja ensinada, pois também é baseada na ciência, e não na fé.

Alguns acham isso difícil de acreditar, então talvez seja proveitoso contar-lhes um pouco mais sobre nossas crenças. Nós temos evidência de que o Monstro de Espaguete Voador criou o universo. Nenhum de nós, claro, estava lá para ver isso, mas temos relatos escritos sobre isso. Nós temos vários extensos volumes explicando todos os detalhes do Seu poder. Também, vocês devem estar surpresos de ouvir que existem 10 milhões de nós, e aumentando. Nós temos a tendência de sermos muito secretos, pois muitas pessoas afirmam que nossas crenças não são substancialmente baseadas por evidência observável. O que essas pessoas não entendem é que Ele construiu o mundo para que pensássemos que a Terra é mais velha do que realmente é. Por exemplo, um cientista pode executar um processo de datação por carbono em um artefato. Ele encontra que aproximadamente 75% do Carbono-14 decaiu por emissão de elétrons para Nitrogênio-14, e infere que este artefato tem aproximadamente 10.000 anos de idade, pois a meia-vida do Carbono-14 é de 5.730 anos. Mas o que nossos cientistas não percebem é que toda vez que eles fazem uma medição, o Monstro de Espaguete Voador estará lá mudando os resultados com seu Apêndice Macarrônico. Nós temos vários textos que descrevem detalhadamente como isso é possível e as razões por que Ele faz isso. Obviamente, Ele é invisível e pode passar através de matéria ordinária com facilidade.

Desenho esquemático da criação do universo de acordo com o Pastafarianismo. Inclui o Monstro de Espaguete Voador, uma montanha, algumas árvores e um anão.
Tenho certeza que agora vocês entendem o quão importante é que os seus estudantes sejam ensinados sobre essa teoria alternativa. É absolutamente imperativo que eles percebam que evidência observável está no julgamento de um Monstro de Espaguete Voador. Além do mais, é desrespeitoso ensinar nossas crenças sem vestir a Sua roupa escolhida, que claramente é uma completa vestimenta pirata. Não posso medir suficientemente a importância disso, e infelizmente não posso descrever em detalhes o motivo de isso precisar ser feito, pois temo que esta carta já esteja ficando muito longa. A explicação resumida é que Ele fica com raiva se não fizermos assim.

Vocês devem estar interessados em saber que o aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são um efeito direto da diminuição do número de piratas desde o século 19. Para o seu interesse, incluí um gráfico do número aproximado de piratas versus a média de temperatura global nos últimos 200 anos. Como vocês podem ver, existe uma significativa relação estatística inversa entre piratas e temperatura global.

Em conclusão, obrigado por terem tomado o tempo para ouvir nossas visões e crenças. Eu espero que tenha sido capaz de expor a importância de ensinar essa teoria aos nossos estudantes. Nós iremos, com certeza, ser capazes de treinar os professores nessa teoria alternativa. Estou ansiosamente aguardando sua resposta, e espero sinceramente que nenhuma ação legal tenha que ser tomada. Acho que todos podemos olhar para a frente para o tempo em que essas teoria sejam dadas tempo igual na sala de aulas de ciências em todo o país, e eventualmente no mundo. Uma terça parte para Design Inteligente, uma terça parte para Pastafarianismo (ou Monstroísmo Espaguético Voador), e uma terça parte para conjectura lógica baseada em incontroversa evidência observável.

Sinceramente,
Bobby Henderson, cidadão preocupado.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

hahahaha... foi tu que fez o desenho né?

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 12:41:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não fui eu quem desenhou. Quem me dera ter tido a honra macarrônica de tal feito! Foi o devoto Bobby. Mas eu traduzi as palavras. Nada que o PaintBrush não consigua fazer. No desenho original, que pode ser visto na página da wikipédia que eu indiquei, tem lá os dizeres: "Him", "Trees", "Mountain"e "Midget". Esse desenho foi enviado também para o Conselho de Educação do Kansas juntamente com a carta.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 1:49:00 PM  

Postar um comentário

<< Home