sexta-feira, 16 de março de 2007

Pã / Fauno

Também conhecido como Lupércio ou Lupercus em Roma, e como Fauno ou Silvano pelos latinos.

(PAN): Deus dos rebanhos e dos pastores de ovelhas, das cabras e da fornicação. O que isso te diz sobre o antigo cidadão grego, hein?

O filho de HERMES, e possivelmente de uma cabra, Pã era mais um da multidão de beberões de DIONÍSIO, com toda a sua vida de malícia exibicionista que isso consequentemente implica. Bosques com clareiras. NÍNFAS. Orgias. Flautas. Esse tipo de coisa. Você sabe do que estou falando.

Como um Deus com seus cascos firmemente colocados no chão, Pã foi (e ainda é) adorado como uma divindade potente da fertilidade e da terra.

Estátuas de Pã. Na estátua da esquerda, Pã ensina um pupilo à tocar flauta. Ambas as estátuas foram encontradas em Pompéia.

Ele era conhecido como FAUNO pelos romanos faunicadores. Em tempo, seu estilo de vida despreocupado começou a chatear os primeiros cristãos, que viam suas tentações terrenas como manifestação do Diabo. Quem não imaginaria que o velho e tarado bode tornar-se-ia a planta esquemática dos conceitos populares de SATANÁS - cascos, chifres e tudo mais? Se Pã pudesse processa-los por difamação, a Igreja não poderia se defender.

Dados Gerais:
Área ou povo: gregos
Localização: Grécia antiga
Gênero: Masculino
Categoria: Divindade